Onde estou? Notícias - Herbário da Uepa preserva plantas ameaçadas de extinção
| Herbário da Uepa preserva plantas ameaçadas de extinção

Data: 31 de Agosto de 2012 | Lida 1792 vezes. | Aumentar Fonte | Diminuir fonte | Imprimir

 

Plantas de raras belezas e de potencial ainda não totalmente mensurado. Assim é uma parcela da floresta amazônica, que ocupa a maior parte da região Norte. Uma floresta rica na produção de madeiras de lei, como cedro, mogno e plantas produtoras de fibra. Desde 2010, parte desse acervo está sendo catalogado pelo Herbário Marlene Freitas da Silva, da Universidade do Estado Pará (Uepa), um espaço de conservação de espécimes amazônica.

 

 

Atualmente, o local tem mais de duas mil amostras de plantas desidratadas coletadas no Pará, Amazonas e Maranhão. O ambiente é aberto para visitação do público interno e externo e está localizado no Centro de Ciências Sociais e Educação (CCSE) da Uepa, no prédio do Castelinho, segundo andar. Segundo a responsável pelo herbário, Flávia Araújo, o espaço tem como principal papel preservar a biodiversidade.

 

 

“Estamos pegando do ambiente natural e conservando no acervo. A contribuição maior é de conservação, pois se os herbários não existissem, como os pesquisadores identificariam suas amostras?’’, indaga. Pela vasta biodiversidade, o Brasil, especialmente a Amazônia, é alvo da biopirataria - exploração ilegal da fauna, flora e recursos naturais.  Flávia afirma que algumas famílias de plantas amazônicas estão em iminência de extinção, como representantes da seringueira, mogno e orquídeas. O herbário conserva exemplares destas e demais plantas ameaçadas.

 

 

O herbário da Uepa é oficialmente registrado na Rede de Herbários do Brasil e no Instituto Nacional de Ciências e Tecnologia em Biodiversidade e Uso da Terra da Amazônia (INCT). De 5 a 9 de setembro, a universidade está com a presença confirmada no 43° Simpósio Internacional de Óleos Essenciais, em Recife, no qual apresentará as plantas aromáticas originadas da copaíba. De 18 a 21 de setembro, Flávia Araújo estará em uma conferência Internacional sobre a biodiversidade dos herbários.

Texto:
Ize Sena - Uepa

http://www.agenciapara.com.br/noticia.asp?id_ver=106477

CopyRight 2011 D’Melo Esquadrias de Madeira. Todos os direitos Reservados. Contato: (51) 3722 6260